FábulasCaçadas de Pedrinho, por exemplo, indicado para
crianças de 5 a
8 anos, é inspirado em uma das mais célebres histórias de Monteiro Lobato:
aquela em que uma onça aparece ameaçando a tranqüilidade dos moradores do Sítio
do Picapau Amarelo. Nessa deliciosa aventura, Pedrinho, Emília, Narizinho e
toda a turma do Sítio estão empenhados na caça a tal onça, e convidam o usuário
a participar da busca. Durante a caçada, alguns objetos e personagens somem e é
preciso reencontrá-los.
Cada desafio vencido é uma emoção e um avanço nos níveis de
dificuldade dos jogos do programa. São jogos que testam a pontaria e desafiam a
memória, além de quebra-cabeças, viagens por labirintos e muitas armadilhas,
onde a criança exercita a percepção visual e auditiva, a coordenação motora e a
memorização.Ecologia.
Relatório da Aula
A proposta foi bem aceita, os alunos forma envolvidos, total animação
pelas musicas do filme e no computador também, obtive total concentração da
turma.
Em todos os itens do plano de aula, na hora de assistir o filme, que
também foi no laboratório de informática como Data Show. Em sala de aula na
pintura do personagem Emilia, escrita do nome, no laboratório na hora do CD-ROM
com * Caçadas do Pedrinho.
A organização que tivemos fez
com que o trabalho transcorresse com resultados favoráveis.
O grupo se preparou para este trabalho, pois obtivemos interesse dos
alunos e resultados dentro do plano de aula.
Os resultados foram satisfatórios, todos os itens, utilizados no plano
de aula, foram bem aceito e realizado com êxito, e envolvimento.
O imaginário foi despertado, eles perceberam alguns itens, sobre o
verdadeiro e o conto de fada, habilidade, conhecimento, intimidade com a
maquina.
Durante o filme, eles ficaram maravilhados, com os personagens,
principalmente a boneca Emilia, a cuca, eles ficaram com pouco de medo. Já no
CD-ROM eles realmente se envolveram na caçada, em ajudar o pessoal do sitio. A
proposta era conhecer os personagens, se envolver com eles e foi realizado com
êxito.
As colaborações entre as duplas, foram perfeitas cada um no seu ritimo
de aprendizado e percepção. Houve momentos da aula, que eram diretivos outros
foram permitidos pelos alunos.
Essa atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras
series ou outras disciplinas tem outros filmes, sobre o sitio, usando também o
CD-ROM com matemática, ou na escrita de palavras, varias outras atividades,
como geografia.
Os objetivos de aprendizagem: Conhecer
os personagens do Sitio, explorar linguagem oral e escrita, a concentração
e o envolvimento, onde a criança exercita a percepção visual e auditiva, a
coordenação motora e a memorização, Ecologia.
Os recursos usados
para esta aula foram: Vídeo pesquisado na internet, Data show para assistirem o
Filme, CD-ROM, computadores, foi usado maquina fotográfica para registrar a aula.
O professor precisa conhecer bem o conteúdo, da aula fazendo com que os alunos
compreendam, e estimule a concentração, os alunos precisam realmente de algo
que instigue o imaginário. Sendo assim a aula atingira seus objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário