quinta-feira, 24 de maio de 2012

      Plano de aula : Prática: CD-ROM * Caçadas de Pedrinho
 
FábulasCaçadas de Pedrinho, por exemplo, indicado para crianças de 5 a 8 anos, é inspirado em uma das mais célebres histórias de Monteiro Lobato: aquela em que uma onça aparece ameaçando a tranqüilidade dos moradores do Sítio do Picapau Amarelo. Nessa deliciosa aventura, Pedrinho, Emília, Narizinho e toda a turma do Sítio estão empenhados na caça a tal onça, e convidam o usuário a participar da busca. Durante a caçada, alguns objetos e personagens somem e é preciso reencontrá-los.


Cada desafio vencido é uma emoção e um avanço nos níveis de dificuldade dos jogos do programa. São jogos que testam a pontaria e desafiam a memória, além de quebra-cabeças, viagens por labirintos e muitas armadilhas, onde a criança exercita a percepção visual e auditiva, a coordenação motora e a memorização.Ecologia.

















Relatório da Aula


A proposta foi bem aceita, os alunos forma envolvidos, total animação pelas musicas do filme e no computador também, obtive total concentração da turma.
Em todos os itens do plano de aula, na hora de assistir o filme, que também foi no laboratório de informática como Data Show. Em sala de aula na pintura do personagem Emilia, escrita do nome, no laboratório na hora do CD-ROM com * Caçadas do Pedrinho.
 A organização que tivemos fez com que o trabalho transcorresse com resultados favoráveis.
O grupo se preparou para este trabalho, pois obtivemos interesse dos alunos e resultados dentro do plano de aula.
Os resultados foram satisfatórios, todos os itens, utilizados no plano de aula, foram bem aceito e realizado com êxito, e envolvimento.
O imaginário foi despertado, eles perceberam alguns itens, sobre o verdadeiro e o conto de fada, habilidade, conhecimento, intimidade com a maquina.
Durante o filme, eles ficaram maravilhados, com os personagens, principalmente a boneca Emilia, a cuca, eles ficaram com pouco de medo. Já no CD-ROM eles realmente se envolveram na caçada, em ajudar o pessoal do sitio. A proposta era conhecer os personagens, se envolver com eles e foi realizado com êxito.
As colaborações entre as duplas, foram perfeitas cada um no seu ritimo de aprendizado e percepção. Houve momentos da aula, que eram diretivos outros foram permitidos pelos alunos.
Essa atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras series ou outras disciplinas tem outros filmes, sobre o sitio, usando também o CD-ROM com matemática, ou na escrita de palavras, varias outras atividades, como geografia.
Os objetivos de aprendizagem: Conhecer os personagens do Sitio, explorar linguagem oral e escrita, a concentração e o envolvimento, onde a criança exercita a percepção visual e auditiva, a coordenação motora e a memorização, Ecologia.
Os recursos usados para esta aula foram: Vídeo pesquisado na internet, Data show para assistirem o Filme, CD-ROM, computadores, foi usado maquina fotográfica para registrar a aula. O professor precisa conhecer bem o conteúdo, da aula fazendo com que os alunos compreendam, e estimule a concentração, os alunos precisam realmente de algo que instigue o imaginário. Sendo assim a aula atingira seus objetivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário