terça-feira, 17 de julho de 2012

'Mídia-Educação no contexto escolar'


Atualmente, o acesso à Internet atinge, também, percentual considerável de escolas públicas brasileiras, possuem laboratórios de informática, um percentual bem maior dispõe de recursos de TV, vídeo, rádio e outras tecnologias. Não existe escola que não disponha de algum recurso tecnológico, dos mais convencionais até computadores e Internet, e  utilizam  dessas tecnologias se fazem presente no dia-a-dia das escolas, mesmo que não estejam incorporadas ao ensino e à aprendizagem.

Os alunos trazem para as escolas questões que dizem respeito diretamente ao mundo interconectado por meio das tecnologias e mídias, fazendo com que os professores se sintam desafiados.

As tecnologias e as linguagens de comunicação que viabilizam invadem a sala de aula. A linguagem das mídias, repletas de imagens, movimentos e sons, atrai as gerações mais jovens.

Criar espaços para o uso dessas novas formas de linguagem e o diálogo entre elas ajuda os alunos a trazerem a sua realidade cotidiana para a sala de aula e a se expressarem conforme o seu mundo. Ao mesmo tempo, a discussão sobre as influências das mídias na sociedade.

A mídia impressa, a televisão, o vídeo, o rádio, a Internet, a hipermídia são ótimos recursos para mobilizar os alunos em torno de problemáticas, quando se intenta despertar-lhes o interesse para iniciar estudos temáticos, desenvolver projetos ou trazer novos olhares para os trabalhos em andamento. Para tanto, é importante estabelecer quais os objetivos pedagógicos das atividades e quais as características principais das mídias disponíveis. Nesse último aspecto, os alunos são excelentes parceiros dos professores.

A escola pública e os telecentros podem representar as alternativas viáveis para que as classes menos favorecidas tenham acesso a essa sociedade. Daí a necessidade de políticas públicas que possam diminuir o fosso entre os que têm acesso em casa, nas escolas e em diferentes espaços e aqueles que carecem de todos os recursos, dos mais básicos e essenciais às tecnologias da informação e comunicação.

Mas não basta o acesso; é preciso educação de qualidade para que os aprendizes consigam atribuir significado às informações e utilizar as tecnologias para resolver problemas de sua vida e de seu contexto.

É imprescindível ressignificar as ideias de Paulo Freire para o mundo digital. É preciso criar condições para que os alunos das escolas públicas tenham condições de ler o mundo digital e reescrever a sua própria história; a história do mundo e da sociedade conectada, na qual ele se encontra inserido

Nenhum comentário:

Postar um comentário